Apresentação / Grupo de Trabalho

Grupo coordenador da autoavaliação da EPFCB

O Grupo Coordenador da Autoavaliação (GCA) da Escola Profissional de Fermil é constituído por elementos de todas as áreas da comunidade educativa, reúne semanalmente (100 min) e possui a seguinte composição:

Engº Fernando Fevereiro
Diretor da EPFCB
Professor
Adelaide Fernandes
Coordenadora do GCA
Professora
Ana Júlia Ribeiro
Professora
Ana Margarida Mota
Professora
Antónia Martins
Professora
Carla Faria
Professora
Joaquim Silva
Representante do Pessoal Não Docente
José Leite
Representante dos Serviços Administrativos
Chefe dos Serviços Administrativos
Rui Brochado
Representante dos Alunos
Vice-presidente da Associação de Estudantes
Maria Amélia Pereira
Representante dos Encarregados de Educação

A Escola Profissional de Fermil está envolvida num projeto-piloto em que se pretende conjugar e utilizar, em simultâneo, os princípios de avaliação de três referenciais diferentes:

- Modelo Integrado CAF Educação (CAF);
- Referencial da Avaliação Externa (RAE);
- Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional (EQAVET).

A primeira versão do Modelo Integrado CAF-ERA-EQAVET resultou de um trabalho colaborativo desenvolvido por agrupamentos de escolas, escolas secundarias e escolas profissionais. A DGAEP constituiu com estas escolas painéis de reflexão com o objetivo de (1) conhecer as dificuldades das escolas no desenvolvimento dos seus processos de autoavaliação e, em ambiente colaborativo, (2) construir soluções à medida das necessidades das instituições de ensino e formação. O modelo integrado CAF-ERA-EQAVET visa assim dar resposta a necessidades reais das escolas, sendo um modelo único na Europa pois está adaptado ao contexto específico do setor de ensino português.

A segunda versão do "Modelo Integrado: CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa & EQAVET", publicada em fevereiro de 2019, e na qual participa a Escola Profissional de Fermil, justificou-se pela necessidade de atualizar a componente relativa à avaliação externa, na sequencia da publicação do novo referencial, divulgado pela Inspeção Geral da Educação e Ciência, em 19/02/2019, e que servirá de orientação para o do terceiro Ciclo de Avaliação Externa das escolas que tem inicio em 2019.

A componente relativa ao EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training), em português denominado Quadro de Referencia Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional, tem especial interesse para as instituições que ministram cursos de Formação Profissional, em particular as Escolas Profissionais que, ao abrigo do artigo 60º do Decreto-Lei no 92/2014, de 20 de junho, têm que implementar sistemas de garantia da qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos seus alunos, em articulação com o EQAVET (Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009).

O Principal objetivo da participação da Escola Profissional de Fermil neste projeto-piloto é o de promover a realização de um processo de autoavaliação agregador, através da avaliação integrada dos indicadores relativos ao modelo CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa (terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas) e EQAVET, possibilitando uma economia de recursos e de tempo, bem como uma visão de conjunto sobre os vários processos avaliativos. A Escola integra uma Rede Colaborativa, composta por nove escolas profissionais publicas de agricultura e desenvolvimento rural, que também estão a adotar a mesma metodologia e idêntico cronograma de ações. A Rede Colaborativa reúne-se mensalmente, tendo como objetivo a partilha de dúvidas, identificação e disseminação de boas práticas no âmbito dos processos de autoavaliação que têm por base este modelo integrado.

CONTACTOS E SUGESTÕES/PROPOSTAS DE MELHORIA: gca@epfermilcb.pt