CAF / RBI / EQAVET
A Escola Profissional de Fermil está envolvida num projeto-piloto em que se pretende conjugar e utilizar, em simultâneo, os princípios de avaliação de três referenciais diferentes:
- Modelo Integrado CAF Educação (CAF);
- Referencial da Avaliação Externa (RAE);
- Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional (EQAVET).
A primeira versão do Modelo Integrado CAF-ERA-EQAVET resultou de um trabalho colaborativo desenvolvido por agrupamentos de escolas, escolas secundarias e escolas profissionais. A DGAEP constituiu com estas escolas painéis de reflexão com o objetivo de (1) conhecer as dificuldades das escolas no desenvolvimento dos seus processos de autoavaliação e, em ambiente colaborativo, (2) construir soluções à medida das necessidades das instituições de ensino e formação. O modelo integrado CAF-ERA-EQAVET visa assim dar resposta a necessidades reais das escolas, sendo um modelo único na Europa pois está adaptado ao contexto específico do setor de ensino português.
A segunda versão do "Modelo Integrado: CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa & EQAVET", publicada em fevereiro de 2019, e na qual participa a Escola Profissional de Fermil, justificou-se pela necessidade de atualizar a componente relativa à avaliação externa, na sequencia da publicação do novo referencial, divulgado pela Inspeção Geral da Educação e Ciência, em 19/02/2019, e que servirá de orientação para o do terceiro Ciclo de Avaliação Externa das escolas que tem inicio em 2019.
A componente relativa ao EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training), em português denominado Quadro de Referencia Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional, tem especial interesse para as instituições que ministram cursos de Formação Profissional, em particular as Escolas Profissionais que, ao abrigo do artigo 60º do Decreto-Lei no 92/2014, de 20 de junho, têm que implementar sistemas de garantia da qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos seus alunos, em articulação com o EQAVET (Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009).
O Principal objetivo da participação da Escola Profissional de Fermil neste projeto-piloto é o de promover a realização de um processo de autoavaliação agregador, através da avaliação integrada dos indicadores relativos ao modelo CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa (terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas) e EQAVET, possibilitando uma economia de recursos e de tempo, bem como uma visão de conjunto sobre os vários processos avaliativos. A Escola integra uma Rede Colaborativa, composta por nove escolas profissionais publicas de agricultura e desenvolvimento rural, que também estão a adotar a mesma metodologia e idêntico cronograma de ações. A Rede Colaborativa reúne-se mensalmente, tendo como objetivo a partilha de dúvidas, identificação e disseminação de boas práticas no âmbito dos processos de autoavaliação que têm por base este modelo integrado.
O Grupo Coordenador da Autoavaliação (GCA) da Escola Profissional de Fermil reúne, semanalmente, durante cem minutos, com a seguinte composição:
Professor
Professora
Chefe dos Serviços Administrativos
Vice-presidente da Associação de Estudantes