A Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes teve origem na Escola Secundaria de Fermil de Basto, criada em 1972 como Escola Técnica (Seção da Escola Técnica da Régua), com os Cursos Gerais de Agricultura, Formação Feminina, Mecânica e Eletricidade, em resposta às necessidades da Região de Basto e às solicitações dos jovens de então.
A designação Escola Profissional de Fermil, Molares, Celorico de Basto – EPFMCB surge por via da Portaria nº 22/2020 de 28 de janeiro. Em 2005 (Despacho nº1587/2005 de 24 de janeiro) a designação da escola já havia sido alterada de Escola Profissional Agrícola de Fermil de Basto para Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto (EPF,CB)
A EPAESN é - de uma forma orgulhosa e convicta - uma escola de âmbito regional, que abrange toda a região de Basto, um meio rural, essencialmente agrícola. É uma escola única no distrito de Braga, com bastante influência nos planos social e formativo nos concelhos que abrangem a região de Basto: Celorico de Basto, Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto e Ribeira de Pena. Contudo, há alunos oriundos de concelhos limítrofes, tais como Fafe, Vila Pouca de Aguiar, Amarante e Lixa e alunos provenientes de concelhos mais distantes, tais como Ponte de Lima, Aveiro, Santa Comba Dão, entre outros.
Enquanto instituição de ensino de referência regional, a EPAESN procura contribuir para impulsionar o desenvolvimento económico e social na região, por um lado, e refrear o êxodo rural e a emigração que se está novamente a fazer sentir. A EPAESN propõe-se a atingir estes objetivos através de uma oferta formativa de qualidade, qualificando e capacitando os jovens da região para as necessidades de desenvolvimento do setor agroflorestal, nomeadamente para as previstas no Plano de Desenvolvimento Rural (PDRU), e as necessidades das entidades e serviços presentes na zona das terras de Basto.
Há uma realidade subjacente a todos os indicadores de resultados da escola que assume uma enorme relevância social e que é fulcral neste projeto: a capacidade da escola, no contexto socioeconómico deprimido em que está inserida, para atrair e recuperar para o sistema educativo-formativo alunos com percursos escolares anteriormente marcados pelo insucesso. Deste dado emerge a importância primordial de proporcionar aos jovens uma escola diferente daquela em que não foram capazes de obter sucesso; de lhes proporcionar uma formação prática, baseada na descoberta de uma profissão e na aquisição de competências através de experiências e aprendizagem concretas, com apoio/suporte financeiro.
Pelas características dos agregados familiares, a EPAESN tem, um impacto fortíssimo no percurso dos alunos, que, na sua maioria, não se adaptaram a escolas cuja organização está vocacionada para o prosseguimento de estudos.
Através do seu Projeto Educativo, das suas caraterísticas físicas, organizacionais e pedagógicas, e de um acompanhamento personalizado e humanista, a EPAESN proporciona aos seus jovens uma oportunidade de evolução psicossociocultural e o desenvolvimento de competências socioprofissionais.
A oferta educativa da EPAESN procura corresponder às necessidades das famílias e jovens; e às necessidades das empresas locais e regionais.