Eqavet

A Equipa EQAVET da Escola Profissional Agrícola Eng.º Silva Nunes (EPAESN) reúne, semanalmente (100 minutos) e tem a seguinte composição:

Diretor da EPAESN - Eng.º Fernando Eduardo dos Reis Fevereiro
Professora/Coordenadora - Maria Manuela Correia Ferreira Teixeira de Castro Leal
Professora/Coordenadora Ensino Profissional - Gertrudes Cristina Mira Mendes dos Santos
Professora/Coordenadora dos Diretores de Turma - Maria Manuela Fernandes da Costa
Professor/Coordenação da Comissão de Melhoria dos Resultados Escolares - Daniel da Costa Lopes
Representante do Pessoal Não Docente e dos Serviços Administrativos - José Francisco Jesus Leite

A EPAESN está envolvida num projeto-piloto em que se pretende conjugar e utilizar, em simultâneo, os princípios de avaliação de três referenciais diferentes:

• Modelo Integrado CAF Educação (CAF);
  • Referencial da Avaliação Externa (RAE);
  • Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional (EQAVET).

A primeira versão do Modelo Integrado CAF-RAE-EQAVET resultou de um trabalho colaborativo desenvolvido por agrupamentos de escolas, escolas secundárias e escolas profissionais. A DGAEP constituiu, com estas escolas, painéis de reflexão com o objetivo de (1) conhecer as dificuldades das escolas no desenvolvimento dos seus processos de autoavaliação e, em ambiente colaborativo, (2) construir soluções à medida das necessidades das instituições de ensino e formação. O modelo integrado CAF-RAE-EQAVET visa, assim, dar resposta a necessidades reais das escolas, sendo um modelo único na Europa, pois está adaptado ao contexto específico do setor de ensino português.

A segunda versão do "Modelo Integrado: CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa & EQAVET", publicada em fevereiro de 2019, e na qual participa a EPAESN, justificou-se pela necessidade de atualizar a componente relativa à avaliação externa, na sequência da publicação do novo referencial, divulgado pela Inspeção Geral da Educação e Ciência, em 19/02/2019, e que servirá de orientação para o terceiro Ciclo de Avaliação Externa das escolas que tem inicio em 2019.

A componente relativa ao EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training), em português denominado Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional, tem especial interesse para as instituições que ministram cursos de Formação Profissional, em particular as Escolas Profissionais que, ao abrigo do artigo 60º do Decreto-Lei nº 92/2014, de 20 de junho, têm que implementar sistemas de garantia da qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos seus alunos, em articulação com o EQAVET (Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009).

O Principal objetivo da participação da EPAESN, neste projeto-piloto, é o de promover a realização de um processo de autoavaliação agregador, através da avaliação integrada dos indicadores relativos ao modelo CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa (terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas) e EQAVET, possibilitando uma economia de recursos e de tempo, bem como uma visão de conjunto sobre os vários processos avaliativos. A Escola integra uma Rede Colaborativa, composta por nove escolas profissionais públicas de agricultura e desenvolvimento rural, que também estão a adotar a mesma metodologia e idêntico cronograma de ações. A Rede Colaborativa reúne-se mensalmente, tendo como objetivo a partilha de dúvidas, identificação e disseminação de boas práticas no âmbito dos processos de autoavaliação que têm por base este modelo integrado.

A sua opinião e contribuição são importantes!

Envie as suas sugestões para a Equipa EQAVET da EPAESN: eqavet@epfermilcb.pt