Desporto Escolar

Treinos: 4ªFeira, 14h45 às 17h25 (150 min) Início: 23-out-2019
Local: Piscina Municipal Celorico Basto / Rio Tâmega
Professores Responsáveis: Pedro Vale / Leonel Castropedro.vale@epfermilcb.pt
FUTSAL MASCULINO - SUB18 (JUVENIS MASC.)
Treinos: 3ªFeira, 12h10 às 13h00 (50 min) / 4ªFeira, 15h45 às 16h35 (100 min)
Local: Pavilhão gimnodesportivo EPFCB Início: 2-out-2019
Professor Responsável: Paulo B. Sousapaulobarbosasousa@epfermilcb.pt
FERMIL FIT
Treinos: 4ªFeira, 12h10 às 13h00 / 6ªFeira, 10h25 às 11h15

No Ensino Profissional, todos os planos curriculares contemplam o módulo de Aptidão Física, sendo a Aptidão Física fundamental na formação dos alunos e um pré-requisito para o desempenho das tarefas associadas a alguns dos cursos. Tendo esta realidade em mente, os professores de educação física da EPAESN delinearam uma estratégia concertada de intervenção, mobilizando a Educação Física e o Desporto Escolar, para desenvolver a Aptidão Física, da qual resultam as seguintes iniciativas:

1. Clube FERMIL-FIT, no âmbito da Atividade Interna/Desporto Escolar. Disponibilização de 2 x 50 min semanais de atividade orientada por um professor de Educação Física, para a promoção da atividade física junto da comunidade escolar. A ação tem como ponto de partida a plataforma FITescola e os valores de referência por gênero e idade relativamente aos testes aplicados na EPAESN: composição corporal (altura, peso e perímetro da cintura); aptidão aeróbia (vaivém); aptidão neuromuscular (abdominais; flexões; impulsão horizontal; agilidade 4x10m, velocidade 20m, senta e alcança, flexibilidade de ombros).

2. Dinamização de Circuito Outdoor Fitness FERMIL-FIT, no espaço exterior, contíguo ao pavilhão gimnodesportivo, com o objetivo de permitir a utilização autónoma dos alunos, nos seus tempos livres (cinco máquinas de exterior com indicações/protocolos de execução: Bicicleta, Elevador, Patins, Balança e Esqui). Disponibilização de duas mesas de ténis de mesa, para aumentar os níveis de mobilização e atividade física dos alunos e da restante comunidade escolar.