Notícias
Aluna da Escola Profissional de Fermil faz sucesso na IHG Academy
- 25 Ago 2016
- Category: Notícias
 
Susana Alves, aluna finalista da Escola Profissional de Fermil, em Celorico de Basto (EPF-CB), do curso Técnico de Restauração – variante Cozinha, Pastelaria, foi considerada um caso de sucesso da IHG Academy, um programa de formação do InterContinental Hotels Group (IHG), uma das maiores cadeias hoteleiras do mundo. O estágio da aluna no Palácio das Cardosas foi destacado pela própria academia no seu website, considerando a Susana Alves uma “estagiária fantástica”.
Criado em 2006, na China, o programa da IHG Academy Graduate já está presente em 60 países do mundo, atribuindo aos participantes formação prática e teórica sobre todos os aspetos de funcionamento de um hotel. A maioria dos participantes são estudantes que frequentam diversos cursos académicos ligados ao setor e que pretendem ganhar experiência através da realização de funções reais, tal como se fossem reais colaboradores dos hotéis. Susana Alves, aluna da EPF-CB, integrou a equipa do InterContinental Porto – Palácio das Cardosas, hotel de cinco estrelas localizado no centro do Porto, e destaca a sua “incrível” experiência no programa, que lhe deu “a oportunidade de ver o mundo da hotelaria de luxo”.
Por sua vez, a unidade hoteleira afirma que “Susana sempre foi uma estagiária fantástica”, destacando as suas qualidades de trabalho: “desempenho excelente no trabalho de equipa, muito organizada e funciona bem sob pressão”.
A Escola Profissional de Fermil congratula-se com este tipo de programas, considerando-os oportunidades únicas para os estudantes, que integrados no mundo real de um hotel tornam-se profissionais mais completos e competentes.
O curso Técnico de Restauração – Cozinha e Pastelaria tem-se revelado com muitas saídas profissionais, pelo que a EPF-CB irá manter aberto o curso no próximo ciclo de formação 2016/2019.
Alunos serviram mais de meio milhar de refeições em ambiente real
Com uma vertente bastante prática, os alunos começam desde cedo a experienciar o ambiente de restauração. Só neste último ano letivo, os alunos do curso Técnico de Restauração, Cozinha e Pastelaria confecionaram e serviram 565 refeições, em serviço de catering. Entre os clientes, estiveram o Município de Celorico de Basto, a Quinta de Santa Cristina e o Rotary Club.
As refeições, servidas nas modalidades de cocktail, buffet, almoço/jantar sentado, foram confecionadas e servidas pelos alunos do 10º e 12º anos do curso Técnico de Restauração, Cozinha e Pastelaria, sob supervisão dos professores. Além de uma oportunidade para os alunos praticarem as bases apreendidas em sala de aula, os serviços de catering permitem mostrar à comunidade a rapidez e eficiência do serviço, bem como a qualidade e diversidade dos alimentos.
Refira-se que um aluno com o curso Técnico de Restauração tem os conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitem exercer a sua atividade em cozinhas de hotéis, restaurantes e similares ou ainda em cozinhas de áreas tão diversas como o catering, cantinas, refeitórios, etc. Na cozinha, poderá ocupar várias posições, nomeadamente: cozinheiro(a); chefe de cozinha; técnico de catering ou pasteleiro. Entre as principais competências de um técnico desta área estão: elaboração de ementas e cartas de restaurante, conciliando o requinte das iguarias e a rentabilidade das mesmas; execução das iguarias de cozinha regional, nacional e internacional; execução dos diferentes tipos de sopas, cremes e aveludados;confeção e execução de entradas e acepipes variados; preparação e confeção de aves, peixes e carnes; corte de legumes e preparação de saladas simples e compostas; preparação de bases necessárias para pastelaria e sobremesas; colaboração na aquisição de géneros alimentícios para confeção diária de refeição; colaboração e execução de serviços especiais (banquetes e buffets);organização das tarefas de limpeza dos equipamentos e instalações; capacidade de manusear todos os equipamentos à sua disposição.em Molares, Celorico de Basto.