Notícias
Escola Profissional de Fermil é a melhor da região e a segunda a nível nacional
- 22 Mar 2019
- Category: Notícias
A Escola Profissional Agrícola de Fermil (EPF-CB), em Celorico de Basto, é a melhor escola profissional agrícola da região e a segunda melhor do país, segundo o ranking de escolas 2018 publicado com base nos dados divulgados pelo Ministério da Educação. Resultado que, mais uma vez, orgulha o diretor da EPF-CB, Fernando Fevereiro, que se mostra satisfeito com este reconhecimento.
Com a segunda maior taxa de sucesso entre as escolas profissionais agrícolas, que atingiu os 86% no último ano letivo, a Escola Profissional de Fermil volta a ocupar, pelo segundo ano consecutivo, o pódio do ranking nacional da Educação. Em termos nacionais, e entre as 568 escolas com ensino secundário e profissional, a EPF-CB ocupa o 12.º lugar.
Com uma forte taxa de crescimento em Portugal, que na última década duplicou o número de empresas, a agricultura tem atraído cada vez mais alunos para as escolas profissionais agrícolas. “Com uma boa formação qualificada, os jovens não têm dificuldades em ingressar o mercado de trabalho”, esclarece Fernando Fevereiro, referindo-se ao curso Técnico de Produção Agropecuária. Há mais de 47 anos a formar profissionais, a Escola Profissional de Fermil tem mais formação além da componente agícola e agro-alimentar. Neste ano letivo, o estabelecimento de ensino está a ministrar os cursos Técnico Auxiliar de Saúde; Técnico de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria; Técnico de Gestão Equina; Técnico de Instalações Elétricas e Técnico de Produção Agropecuária.
A Escola Profissional Agrícola de Fermil teve, no ano letivo 2017/18 uma percentagem de 86 por cento de estudantes que concluíram o ensino profissional nos três anos do ciclo de formação.
Na EPF-CB, os alunos partilham a sala de aula com 22 hectares de campo e produzem vinho e leite, cultivam frutas e criam vacas, cavalos, galinhas e ovelhas. Além das componentes científica, técnica e sóciocultural, na Escola Profissional de Fermil, um aluno do curso Técnico de Produção Agrária aprende, entre outros, a conduzir trator, a vindimar, podar e ordenhar uma vaca. A quinta da escola dispõe de vacaria, estufas agrícolas, ETAR biológica para tratamento de águas residuais e um centro equestre.