Notícias
Escola Profissional de Fermil entrega diplomas a 76 finalistas
- 21 Jul 2016
- Category: Notícias
 
No passado sábado, 16 de julho, o auditório da Escola Profissional de Fermil, em Celorico de Basto, encheu-se de alunos, encarregados de educação, professores e funcionários da Escola para a Cerimónia de Entrega dos Diplomas do ciclo de formação 2013/2016. O evento contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e do vereador da Educação do Município de Celorico de Basto, Fernando Peixoto.
No total, foram 76 os alunos que finalizaram o seu percurso formativo na EPFermil/CB, no ano letivo 2015/2016, nos cursos Técnico de Produção Agrária, Técnico de Instalações Elétricas, Técnico de Controlo e Qualidade Alimentar e Técnico de Restauração, variante Cozinha e Pastelaria. Alunos que, nas palavras do diretor da Escola, Fernando Fevereiro, “serão sempre a montra da casa que os acolheu”. Os mesmos jovens adolescentes que, recordou o diretor, há três anos entraram na escola com algumas incertezas e inquietações, mas que rapidamente as superaram rumo ao mérito, saindo agora “preparados para enfrentarem o futuro que os espera: o ensino superior, para aqueles que desejarem aprofundar os seus conhecimentos e, deste modo, poderem atingir patamares mais elevados; o mundo do trabalho, para aqueles que, por motivos confessos ou por razões de ordem pessoal, aspirem rapidamente conquistar a sua própria autonomia”.
Na sua intervenção, Fernando Fevereiro dirigiu-se ao Secretário de Estado da Educação, João Costa, questionando o governante se, considerando o valor e prestígio da Escola Profissional de Fermil, “faz sentido num raio de poucos quilómetros, permitir que haja escolas públicas da região,não vocacionadas para o ensino técnico profissional, que entrem numa concorrência desleal na captação de alunos relativamente a este estabelecimento público, concebido, estritamente, para a formação deste tipo de ensino, desprezando-se, desta forma, a experiência de décadas e o saber da nossa instituição nesta área de formação? Fará sentido o forte investimento do Estado na construção deste magnífico edifício, quando não se rentabiliza eficazmente os recursos humanos e materiais aqui existentes?”
O secretário de Estado da Educação reconheceu o valor da EPFermil, uma “escola com provas dadas”, nas palavras do governante, sendo “um exemplo para a região” e “um exemplo do que se pode fazer pelos jovens portugueses”, disse João Costa. Também o vereador da Educação do Município de Celorico de Basto reconheceu e elogiou o trabalho desenvolvido pela EPFermil na região, mostrando-se bastante conhecedor do papel da instituição na área do seu município. Fernando Peixoto disse acreditar no futuro da escola e dos seus formandos, valorizando o papel de professores e funcionários na formação dos jovens.