Notícias
Liceu francês visita Escola Profissional de Fermil
- 16 Nov 2017
- Category: Intercâmbios
Uma delegação do Licée Agrícole de Quetigny, França, está esta semana na Escola Profissional de Fermil (EPFermil), em Celorico de Basto. A visita resultou de um pedido da escola francesa para que os seus alunos e professores pudessem conhecer como se ensina e se trabalha a agricultura e a indústria agroalimentar em Portugal.
Impulsionados pelo conhecimento do ensino na Escola Profissional de Fermil, os 35 alunos e cinco professores acompanhantes da escola pública francesa irão, durante esta semana, conhecer a realidade portuguesa do ensino profissional agrícola e a sua transposição no terreno. Ao longo de seis dias, a delegação estrangeira terá a oportunidade de conhecer a realidade pedagógica da Escola Profissional de Fermil, ao mesmo tempo que visitará explorações agrícolas e indústrias portuguesas da área do agroalimentar.
Com uma forte reputação no ensino agrícola, a EPFermil tem partilhado a sua experiência com instituições de ensino estrangeiras, que se deslocam a Celorico de Basto para conhecer in locco a escola e todas as condições que a mesma oferece a alunos e professores. No caso do curso Técnico de Produção Agropecuária, além das componentes científica, técnica e sóciocultural, os alunos da Escola Profoissional de Fermil aprendem, entre outros, a conduzir trator, a vindimar, podar e ordenhar uma vaca. A quinta da escola dispõe de vacaria, viveiros florestais, estufas agrí-colas, ETAR biológica para tratamento de águas residuais e um centro equestre. O conhecimento adquirido pelos alunos na sala de aula é transposto na prática para a quinta, onde a escola produz e comercializa leite, fruta, compotas, chás, ervas aromáticas, entre outros produtos.
Além da troca de experiências, esta visita do liceu francês tem também inerente uma vertente cultural. Nesse sentido, a direção da EPF,CB criou um programa sócio-cultural que permitirá aos participantes conhecer alguns locais do nosso país, nomeadamente o Minho e o Douro.