Notícias
Alunos da Escola Profissional de Fermil estagiam no Vale da Rosa
- 14 Jul 2017
- Category: Notícias
A Escola Profissional de Fermil – Celorico de Basto tem três alunos do Curso Técnico de Produção Agrária a estagiar na Herdade Vale da Rosa, o maior produtor nacional de uva de mesa. Esta parceria permite aos alunos obterem uma valiosa experiência de formação em contexto de trabalho numa das empresas líder do mercado agrícola português.
Com mais de 40 anos de atividade, a Herdade Vale da Rosa produz no Alentejo, numa área de 250 hectares, 12 variedades de uva de elevada e reconhecida qualidade. A marca portuguesa iniciou a exportação em 1972 para o exigente mercado inglês e está, atualmente, presente em inúmeros destinos na Europa e no resto do mundo.
A cooperação entre o Vale da Rosa e a Escola Profissional de Fermil (EPF-CB) já tem um historial de 12 anos. No decorrer do estágio, com a duração de dois meses, os alunos têm experiência profissional rotativa na oficina, no campo e no tratamento da vinha. No primeiro caso, os jovens estudantes têm sido acompanhados pelo responsável da oficina, Jorge Alves, um profissional também formado na EPF-CB.
Na sua atividade formativa, a Escola Profissional de Fermil (EPF-CB) tem a preocupação de integrar os seus alunos na vida ativa, apoiando a sua participação em estágios e o contacto com o mercado de trabalho a nível local e regional. Segundo o diretor da EPF-CB, Fernando Fevereiro, “os estágios realizados permitem enriquecer o currículo profissional dos alunos, aos mesmo tempo que desenvolvem uma experiência pessoal muito enriquecedora”. O estágio faz parte da matriz da escola: “Nenhum aluno obtém o diploma de formação sem ter realizado esta formação em contexto de trabalho”.
O responsável pelo estabelecimento de ensino destaca ainda a qualidade da formação ministrada na EPF-CB, que é reconhecida pelo próprio mercado de trabalho: “Alguns dos nossos alunos de diversos cursos têm sido convidados para trabalharem nas empresas onde estagiam, o que comprova a qualidade da formação dos alunos da EPF-CB, no conhecimento e preparação que adquirem para o mercado de trabalho”. E exemplifica: “Temos jovens a trabalhar nos vinhos Aveleda, no Vale da Rosa, no grupo InterContinental Hotels, entre outros. São empresas de referência nas suas áreas de atividade e mercado, pelo que não é qualquer jovem profissional que consegue estas oportunidades de trabalho.”
Após a formação em Contexto de Trabalho, os alunos são avaliados pela escola e pela empresa que os acolheu, com base num relatório a efetuar pelos alunos e no interesse e empenho demonstrados durante a sua realização.